quarta-feira, 16 de março de 2011

O mago da guitarra elétrica

T-Bone Walker foi a tempestade elétrica do blues na década de 30 e 40. Sua “energia” fez o mundo do blues sacudir e ganhar volume sonoro

A música negra americana nascida no delta começou com instrumentos rústicos e feitos artesanalmente. A medida que o desenvolvimento tecnológico foi aflorando, a qualidade sonora dos instrumentos aumentaram. Quando a música passou a ser amplificada, os músicos atingiram outras fronteiras e a linguagem musical foi se transformando. O blues chegou ao rhythm and blues, que mais tarde chegou ao rock´n'roll. O objetivo desse post é apresentar uns dos primeiros bluesman que percorreram esse caminho.

T- Bone Walker nasceu em 1910 na cidade de Dallas no Texas. Desde criança tinha contato com a música. Dançava para a orquestra de cordas do padrasto. Com 12 anos ganhou um banjo da mãe. Para ganhar algum dinheiro foi ser guia de cego, e um cego famoso, Blind Lemon Jefferson. Com o bluesman cego aprendeu muito. Com 16 anos já havia gravado 2 discos. Acompanhou Ida Cox e Ma Rainey, duas grandes cantoras do blues da época.

Em 1936 foi parar em Oklahoma para aprender mais sobre música. Foi lá que desenvolveu sua técnica, aprendeu a falar a língua da guitarra. No mesmo ano foi para dos lugares onde já existiam bastante negros. Em Los Angeles, Walker encontrou uma grande parceira. A guitarra elétrica Gibson ES 150. No final da década de 30, os instrumentos amplificados começaram a serem vendidos em maior número. A demanda por eles crescia bruscamente.

A bandas passaram a tocar mais alto e com mais instrumentos. O talento e técnica de T-Bone Walker estavam na sua capacidade de transformar o blues lento em uma mistura de boggie e jump. Um blues mais acelerado e com mais swing. Essa linguagem foi chamada de rhytm and blues e que conhecemos até hoje.

O grande sucesso de T bone foi Call it stormy monday, música que cantava sobre a situação do negro que voltou da segunda guerra depois de grande batalhas para levar uma vida de privações e anonimato. Walker serviu de influência para nomes como Little Richard, Chucky Berry BB King e Jimmi Hnendrix. Esse último o considerava um herói.

T-bone Morreu em 1975 de pneumonia. O seu cortejo foi acompanhado por um multidão, o que confirmaria sua importância para a música e para o homem negro. A voz que cantou Call it Stormy Monday continua emocionando. Tanto que Cream, Steve Ray Vaughan e Albert King já tocaram e gravaram a música.


Por que não ouvir Call It Stormy Monday?









Nenhum comentário:

Postar um comentário