sexta-feira, 11 de março de 2011

O bluesman dos livros

Mesmo não sendo um guitarrista,gaitista ou baixista, Paul Oliver contribuiu para que a memória do blues continue viva e pulsante no séc XXI




A proposta do blog de blues é abordar o gênero em todo seu contexto. Dentro dessa perspectiva, um post sobre uma figura importante para a música negra americana se faz necessário. O bluesman de quem eu vou contar um pouco a história não é músico. Pois o nosso personagem é um bluesman de alma. É um dos maiores historiadores do blues do mundo.


Além de historiador, Paul Oliver também é arquiteto, e dos bons. É especialista em arquitetura vernacular, ou seja, arquitetura da terra, que usa os elementos do próprio ambiente para edificar uma construção. Mais ou menos isso. Meu negocio é blues e não arquitetura. E talvez por essa ligação com a terra, nosso amigo também seja especialista no gênero.


Apesar de ter nascido na Inglaterra, mais precisamente em Nottingham em 1927, Paul Oliver tem um grande interesse na música negra americana. Seu trabalho com o blues começou na década de 50. Sua pesquisa empreendeu um grande e detalhado trabalho de campo. Percorreu a terra do blues, ouviu e entrevistou grandes músicos. O resultado foi uma bibliografia consistente. São 10 livros que abordam o blues sobre diferentes perspectivas. As obras falam sobre as tradições, raízes, personagens, gravações e tudo o que envolve a música. Sem dúvida, Paul Oliver ofereceu e oferece uma grande contribuição histórica e acadêmica ao gênero musical mais importante do ocidente no século 20. Pena que não seja fácil adquiri-los no Brasil. É preciso importá-lo, e saber inglês.


Mas quem tiver interesse:
http://www.amazon.com/s/ref=nb_sb_noss?url=search-alias%3Daps&field-keywords=paul+oliver




Bibliografia:


Oliver, Paul (1959). Bessie Smith. Cassell, London.
Oliver, Paul (1960). Blues fell this morning : the meaning of the blues. Cassell, London. ISBN 3-85445-065-6.
Oliver, Paul (1965). Conversation with the blues. Cassell, London. ISBN 3-85445-065-6.
Oliver, Paul (1968). Screening the blues : aspects of the blues tradition. Cassell, London. ISBN 0-304-93137-3.
Oliver, Paul (1969). The story of the blues. Barrie & Jenkins, London. ISBN 3-85445-092-3.
Oliver, Paul (1970). Savannah syncopators : African retentions in the blues. Studio Vista. ISBN 0-289-79828-0.
Oliver, Paul (1984). Songsters and saints : vocal traditions on race records. Cambridge Univ. Press, Cambridge. ISBN 0-521-24827-2.
Oliver, Paul (1984). Blues off the record : thirty years of blues commentary. Baton Press, Tunbridge Wells. ISBN 0-306-80321-6.
Oliver, Paul (2006). Broadcasting the Blues : Black Blues in the Segregation Era. Routledge, New York & Abingdon. ISBN 0-415-97177-2.
Oliver, Paul (2009). Barrelhouse Blues: Location Recordings and the Early Traditions of the Blues. Basic Civitas, London. ISBN 978-0-465-00881-0.


Aqui um breve pensamento de Paul Oliver sobre o blues.
"...o blues é um estado de espírito e a música que dá voz a ele.O blues é o lamento dos oprimidos,o grito de independência,a paixão dos lascivos,a raiva dos frustrados e a gargalhada do fatalista.É a agonia da indecisão,o desespero dos desempregados,a angústia dos destituídos e o humor seco do cínico.O blues é a emoção pessoal do indivíduo que encontra na música um veículo para se expressar.Mas é também uma música social:o blues pode ser diversão,pode ser música para dançar e para beber,a música de uma classe dentro de um grupo segregado.O blues pode ser a criação de artistas dentro de uma pequena comunidade étnica,seja no mais profundo Sul rural,seja nos guetos congestionados das cidades industriais.O blues é a canção casual do guitarrista na varanda do quintal,a música do pianista no bar,o sucesso do rhythm and blues tocado na jukebox.É o duelo obsceno de violeiros na feira ambulante,o show no palco de um inferninho nos arredores da cidade,o espetáculo de uma trupe itinerante, o último número de uma estrela dos discos.O blues é todas estas coisas e todas estas pessoas,a criação de artistas famosos com muitas gravações e a inspiração de um homem conhecido apenas por sua comunidade,talvez conhecido apenas por si mesmo".
Entenderam porque ele também é um bluesman? É preciso entender que não é só músicos que um gênero é feito. O público, historiadores e produtores também de extrema relevância. Qualquer um que contribua para que a cultura blues seja ouvida ou absorvida deve ser chamado de bluesman, na minha singela opinião.


Obrigado Paulo Oliver!


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