segunda-feira, 5 de julho de 2010

Texto Inaugural. O blues

Nascido do canto dos negros escravos e músicas religiosas (work songs e spirituals), blues é o gênero que influenciou, em grande parte, a música ocidental que conhecemos. O gênero já foi uma potência no século XX, mas vem se extinguindo pouco a pouco. Sua forma é bem simples, mas a sua vocalização diz muita coisa. Sem dúvida, o blues é a música filha direta da dor humana e ninguém poderia entender melhor esse sentimento do que os escravos. Esses eram civilmente estuprados e não se equivaliam ao status de ser humano. A única forma de aguentar o trabalho árduo e todo sofrimento eram as canções de trabalho. Essa forma rudimentar de música gritada ganhava força nos lamaçais do delta, e desde então evoluiu para o que conhecemos hoje como Blues.

Essa forma de música negra nascida na América é também uma forma de conhecer parte da história do século XX. O que aconteceu, como aconteceu e com quem aconteceu. São inúmeras histórias contadas através de três simples acordes e versos na estrutura ABB.

A proposta desse humilde blog é dar algo em troca para o blues. Discussões, curiosidades, resenha de discos, dicas, opinião e tudo o que diz respeito ao presente que o delta nos deu.

Para resumir:
Jimi Hendrix: “Os blues são fáceis e tocar, mas difíceis de sentir......Quando a música avança muito e fica perto de tornar apenas técnica, as pessoas sempre se voltam para o básico, para o honesto. E o blues é, mais do que tudo, básico..."

4 comentários:

  1. Pode ser que eu comece a gostar mais de blues depois desse blog.
    Beijo!
    FerCarsi

    ResponderExcluir
  2. E não é que depois de ler este texto inaugural vou até ouvir um blues?!
    Sorte com o blog!
    Flaves Bell.

    ResponderExcluir
  3. faço de jimi minhas palavras...
    blues não é só técnica, é sentimento!!
    site fodástico!

    ResponderExcluir
  4. Guilherme muito bacana este apoio ao Blues,e quero agradecer a força pelo Taxman Blues,desjo sucesso ao Blog que está bacana,está pedra vai sempre rolar por isto o Blues é assim bom de ouvir e tocar e ouvir sua história,abraço Marcos Kaoy.

    ResponderExcluir