quinta-feira, 15 de julho de 2010

Rock’n’Roll, mais um filho do blues

O blues foi a gênese de estilos derivados como o jump, boogie woogie e jive. Quando a segunda guerra acabou e os anos 50 estavam por vir, mais um gênero musical popular e de grande força nasceria: o Rock’n’Roll. O nome veio de uma letra do blues regravado depois da guerra por Big Joe Turner. A letra dizia o seguinte: My baby she rocks me with a steady roll.

Outra realidade histórica começava a ser mudada. A música negra antes era conhecida preconceituosamente como race records e daí para frente mudou-se para RYTHMN and BLUES. As bandas de R&B elétrico e urbano atingiam grandes cidades e músicos eram influenciados por ele. Bill Haley and His Comets é um grande exemplo com Rock around the Clock, http://www.youtube.com/watch?v=F5fsqYctXgM, uns dos primeiros rock ‘and ‘roll da face da Terra.

Outra grande figura, não menos importante, mas deixada um pouco de lado é Louis Jordan. Ele é considerado o pai do dançante jump, que tem origem do blues e boogie woogie. O sax de Jordan traça um dos caminhos que fariam um pouco à frente o rock. Se bem que pode-se de dizer que Jordan era um roqueiro que usava sax e não guitarra. http://www.youtube.com/watch?v=_A2pRVyBmOY&feature=related.

Entre idas e vindas, mais possíveis pais do Rock’n’roll, nasceram. Chuck Berry, Bo Didley, Little Richard, os blueseiros brancos do futuro, Elvis Presley, Jerry Lee Lewis Bill Halley faziam as pistas de dança da américa pegarem fogo. Assim como o blues do delta fez algumas décadas atrás nas jook joints.
http://www.youtube.com/watch?v=6ofD9t_sULM.

Parabens ao Rock’n’Roll.

Um comentário: